terça-feira, 19 de abril de 2011

Entulho prejudica moradores - Diário PE 20.04.11

Há cerca de 15 dias, os moradores da Rua Pio IX, no bairro da Torre, no Recife, vêm sofrendo com o entulho que toma conta da via. O material foi deixado no local depois de uma obra de
tapa-buracos realizada pela Prefeitura do Recife. A conclusão dos trabalhos aconteceu há quase uma semana, mas o lixo da obra continua na área. Os transtornos para quem mora na rua são muitos: entulho na porta de casa, moradores sem poder estacionar os carros e dificuldade de mobilidade na via por conta desse material. Por ser uma via de mão dupla, o espaço para manobrar os veículos acaba se tornando menor ainda.
O assunto também foi tema de comentário no fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, o Cidadão Repórter (www.pernambuco.com/cidadao). “A Prefeitura do Recife veio fazer uma obra de tapa-buraco aqui na Torre e deixou um monte de entulho espalhado pela Rua Pio IX. Cadê a Emlurb para fazer a limpeza? Isso é um absurdo!”, criticou a internauta Luisa_F.

A empresária Nilza Tavares disse que na esquina da Rua Dom Manoel da Costa com a Rua Pio IX foi deixado um monte de areia, que está dificultando a passagem dos carros pelo local. “Eu mesma já tive que ficar quase dez minutos para tentar entrar na minha rua. O engraçado é que se a gente colocar o lixo em horário errado, a prefeitura vai querer nos multar, mas quando são eles que deixam entulhos espalhados, o que acontece? A partir do momento em que eles terminaram a obra, deveriam ter retirado os entulhou ou não?”, questionou Nilza Tavares.

Pela dificuldade de mobilidade na via, os moradores dizem também que o caminhão de lixo precisa dividir o espaço com os entulhos e os carros estacionados na rua acabam sendo danificados. “Muitos carros já foram arranhados pelo caminhão do lixo. Só estamos tendo prejuízo nisso tudo”, comentou Nilze Tavares. Ela disse ainda que ao finalizar o trabalho, a área beneficiada com a operação tapa buraco foi isolada para que o piso pudesse secar, mas que quatro dias depois da finalização, a cerca continuava no local. “Nós mesmos é que tivemos que retirar a cerca para poder melhorar um pouco a travessia dos carros. Se fôssemos deixar por conta deles, a cerca estaria lá até hoje”, acrescentou a empresária.

A assessoria de imprensa da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que já acionou a empreiteira responsável pela recuperação da Rua Pio IX para que a mesma remova até amanhã os entulhos gerados pela obra no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário