segunda-feira, 30 de maio de 2011

5 problemas ambientais da China que você não conhecia - Exame.com

tempestade de areia na China

 

1 - Tempestades de areia cobrem de pó cidades inteiras

São Paulo – Todo ano, a cena se repete. Toneladas de areia invadem as cidades chinesas, cobrindo as ruas com nuvens alaranjadas de pó. Aos habitantes, a recomendação do governo é de que cubram o rosto e, se possível, fiquem em casa, com portas e janelas fechadas. Vindas do deserto de Gobi, as tempestades de areia chegam sempre que o tempo está árido, com baixa precipitação.


Seca na China provocada pela estiagem do rio Yangtsé

 

2 – Maior rio chinês enfrenta sua pior seca em 50 anos

São Paulo – O Yangtsé, o maior rio chinês e o terceiro do mundo, com cerca de 6,3 mil Km de extensão, atravessa a sua pior estiagem em mais de meio século. Nesta primavera, as incidências de chuva no país caíram 80% em relação aos valores normais, enquanto o calor, acima dos 35 graus célsius, só vem aumentando. 


Melancias à venda em mercado na China


3 - Uso abusivo de fertilizantes causa "explosão" de melancias

São Paulo – A agricultura chinesa, que atende a um mercado interno de 1,3 bilhão de pessoas, impressiona pelo seu rápido crescimento. Mas os meios que garantem esse desempenho têm gerado alguns escândalos alimentares que lançam desconfiança sobre as práticas agrícolas do país.

Poluição atmosférica na China

 

4 – Poluição atinge níveis recordes em Xangai

São Paulo – Xangai, considerada a capital comercial e financeira da Chin, registrou níveis recordes de poluição atmosférica no começo de maio. Durante quase três dias, uma espessa neblina envolveu a cidade de 20 milhões de habitantes. Muitas pessoas sofreram com tosse seca, irritação nos olhos e dificuldades para respirar. 


Produção de milho prejudicada por pragas

 

5 - Invasão de espécies exóticas custa bilhões ao país

São Paulo – Consideradas a segunda maior causa da perda da biodiversidade no mundo, atrás apenas da ação humana, as espécies exóticas estão invadindo a China. Há registros de pelo menos 400 espécies de animais, plantas e insetos, que foram trazidos para a China desde que o país abriu sua economia no início dos anos 90. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário