BRASÍLIA - O governo vai tentar desmontar o esquema organizado pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL), para adiar por tempo indeterminado a votação do projeto de lei que trata do acesso a informações.
Os senadores manobraram para impedir a votação, apresentando um requerimento de informação que, pelo Regimento, paralisa a tramitação da matéria. Collor foi o autor do pedido ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Carvalho. Já Sarney deferiu o pedido, antes mesmo de ouvir a Mesa Diretora da Casa, o que só ocorreu nesta quinta-feira, 15.
O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PE), informou que, para desbloquear a votação, os dados solicitados por Collor serão encaminhados ao Senado nesta sexta-feira, 16. "E aí ficamos aguardando uma brecha para votar o projeto", informou. O líder acha "um pouquinho difícil", mas acredita na possibilidade de votar a proposta antes do dia 20, quando a presidente Dilma Rousseff participa na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU) de um painel sobre governos abertos. "Quando se quer, se pode", argumentou o líder.
Leia mais AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário