quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Obras do Viaduto Capitão Temudo têm mais uma etapa iniciada - NE10

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Um dia após o prefeito João da Costa visitar as obras da Via Mangue, começou, nesta quinta-feira (1º), o serviço de concretagem das colunas de sustentação da alça viária que permitirá a ligação da via com o Viaduto Capitão Temudo, na altura da Rua Imperial, à Rua Saturnino de Brito, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A construção faz parte do cronograma de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Com cerca de 450 metros de extensão e 7,5 metros de largura, a alça terá duas pistas de rolamento no sentido cidade/subúrbio, com capacidade para dois veículos por vez. Segundo o prefeito, a alça será inaugurada em maio do próximo ano.

O quarto dos seis pilares da obra de alargamento do viaduto Capitão Temudo, sentido Boa Viagem/Centro, nas imediações do Cabanga Iate Clube, será concretado nesta sexta-feira (2). Com 130 metros de cumprimento, a ação vai possibilitar o alargamento do viaduto de 7,5 para 11,5 metros, aumentando a pista de rolamento de veículos de duas para três faixas. 

Dentro de 15 dias, será iniciada a sexta frente de trabalho das obras da Via Mangue, com a instalação de estacas de concreto nas imediações da Rua Setúbal. A partir daí, as obras estarão envolvendo cerca de 200 homens, entre engenheiros, técnicos e operários.

Além dos três trechos citados acima, já estão em andamento as frentes de trabalho da Rua Saturnino de Brito e Rua Carolina, em Boa Viagem, e da marginal do Rio Jordão, próximo a área de mangue, todas com serviços de implantação de estacas em plena execução.

VIA MANGUE - A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km.

Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba  a construção de dois elevados por sobre a Rua Antonio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

A via expressa não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e em seu planejamento inclui um sistema de acessibilidade para deficientes físicos e idosos.

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