O Juizado do Torcedor de Pernambuco (Jetepe) comemora o fato de ter se consolidado como um porto seguro para os torcedores do Estado. "A torcida sabe que existimos e nos procura bastante. A maioria dos casos se refere à maus tratos dos clubes", cometa o Juiz do Jetepe, Aílton Alfredo.
Por outro lado, o Juiz comentou, em entrevista ao Blog do Torcedor, que, em relação ao início de trabalho, houve uma queda no número de queixas, mas muito pelo fato dos torcedores terem mais consciência do seu papel dentro do estádio. "Acredito que pela massificação da campanha contra a violência por parte da mídia e da sociedade de um modo geral", diz.
O Jetepe chegou a receber 250 denúncias numa só partida. No ano passado, num dos clássicos envolvendo Santa Cruz e Sport aconteceram 212 denúncias contra pessoas e até mesmo aos clubes que feriram o Estatudo do Torcedor.
E as penas, segundo o juiz, estão sendo cumpridas. "Os torcedores punidos são impossibilitados de assistir aos jogos nos estádios. No dia da partida, eles são convocados para ir à sede do Juizado, onde assistem palestras e até participam de cursos profissionalizantes", afirma Ailton Alfredo. "Eles são convocados através de cartas. E comparecem assiduamente. O resultado tem sido satisfatório", complementou.
O Jetep possuiu uma radiografia dos que cometem atos que ferem o Estatuto do Torcedor. E, logicamente, bateu a curiosidade de saber qual a torcida que mais infrigiu a Lei. Pois bem, recebemos os números de 2009, 2010 e 2011. E constamos que os rubro-negros lideram o ranking de ocorrências. No total, 160 torcedores do Sport foram punidos. 133 são do Santa Cruz, enquanto apenas 46 são torcedores do Náutico. Na atual temporada, até agora, os torcedores do Santa Cruz são os líderes e podemos registrar um crescimento do infratores alvirrubros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário