
O Porto do Recife divulgou, ontem, a versão on line do edital de licitação para as obras do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, um museu dedicado à obra do Rei do Baião que será erguido na área do antigo armazém 10 do Porto. A intenção da administração portuária ao disponibilizar o documento na página do Porto do Recife é atrair empresas de fora do estado que tenham interesse em construir o equipamento. O edital foi publicado nos diários oficiais do Estado e da União no último dia 7. O museu está inserido no Projeto Porto Novo, que busca reocupar e urbanizar a área não operacional do terminal e transformá-la num complexo turístico. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2012. O museu deve ser inaugurado no dia 13 de dezembro do mesmo ano, data que marca o centenário de Luiz Gonzaga.
O museu será erguido em dois prédios. O primeiro ocupará a área do antigo armazém 10, que foi demolido. Uma réplica será construída para abrigar a exposição permanente da obra de Luiz Gonzaga. Já o segundo, que estará integrado ao primeiro, estará nos pátios dos armazéns 10 e 9 e será dedicado a exposições temporárias. As propostas enviadas pelas empresas interessadas no projeto serão abertas no dia 17 de outubro. A expectativa é que toda a parte física do museu seja entregue até outubro do próximo ano. Depois disso, seria feita a montagem dos equipamentos multimídia por profissionais de tecnologia da informação do Porto Digital. Todo o projeto está orçado em cerca de R$ 40 milhões e conta com recursos do Ministério da Cultura, do governo do estado e do Porto do Recife.
O projeto arquitetônico do Cais do Sertão foi elaborado pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo. Na parte física, elementos construtivos locais foram valorizados, a exemplo de duas mil peças de cobogós, inspiradas nas formas da vegetação de caatinga, que irão revestir todo o galpão anexo ao museu. Haverá, ainda, um terraço panorâmico, com um jardim que remete ao habitat sertanejo. “A proposta é trazer o Sertão para o Litoral tendo Luiz Gonzaga como figura principal”, evidenciou a diretora de projetos e obras do Porto do Recife Marta Kümmer.
O museu dedicado a Luiz Gonzaga deverá ser o segundo equipamento do Projeto Porto Novo a ser entregue à população. Pelo cronograma, o primeiro será o Centro de Artesanato, ao lado do Marco Zero, que deverá ser inaugurado no dia 15 de dezembro deste ano. Depois do museu, deverá ser entregue o Terminal Marítimo de Passageiros, em fevereiro de 2013. O Porto do Recife pretende lançar, provavelmente, em outubro, os editais para as obras nos armazéns 9, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. “Nossa meta é concluir o Projeto Porto Novo entre o fim de 2013 e o início de 2014. Nosso horizonte é estar com isso pronto para a Copa de 2014”, afirmou Kümmer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário