Desde a semana passada a CBTU/Metrorec está testando o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um metrô moderno, que irá substituir as antigas, lentas e desconfortáveis locomotivas da linha diesel. Os testes ainda são técnicos e a previsão é de que a operação comercial – com passageiros – só comece em março de 2012. Mas os VLts já começaram a chegar no Recife e têm inúmeras vantagens sobre os trens atualmente em operação, inclusive o metrô elétrico, que opera nas Linhas Centro e Sul.
O VLT vai operar nos 18 quilômetros entre a Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o centro do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, atualmente atendida pela linha diesel. Quando entrar em operação, representará um salto de qualidade para os passageiros que hoje dependem do ramal. Além de novo, o VLT é mais rápido – desenvolverá 80 km/h -, confortável e tem maior capacidade de transporte de passageiros – 600 pessoas, 200 em cada um dos três vagões.
Pela previsão da CBTU/Metrorec, o ramal entre Cajueiro Seco e o Cabo de Santo Agostinho passará de 32 para 82 viagens por dia, o intervalo entre os trens diminuirá de 40 para 11 minutos e o tempo de realização das viagens cairá de 40 para 22 minutos. O número de passageiros também deverar aumentar muito: passará de 6.500 usuários para 53 mil pessoas diariamente.
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