Os correios encolheram
Para os mais jovens, pode ser difícil imaginar que, há menos de 20 anos, enviar uma mensagem a alguém quase sempre significava escrevê-la num papel, colocá-la num envelope, colar um selo e depositar a carta numa caixa de correio. Depois, era só aguardar vários dias até que chegasse a resposta.
Ainda que inúmeras formas de comunicação tenham aparecido nas últimas décadas, aquela que teve maior impacto no correio tradicional foi o e-mail. O correio eletrônico ganhou seu formato atual 40 anos atrás. Em 1971, o programador americano Ray Tomlinson implementou um sistema para a troca de mensagens entre os usuários da Arpanet, a rede que daria origem à internet. Foi ele quem primeiro usou o sinal arroba para separar o nome da pessoa do endereço. O sistema de Tomlinson foi rapidamente adotado em toda a Arpanet e, numa etapa posterior, na internet.
O impacto do e-mail (na imagem ao lado, o Yahoo! Mail) no correio tradicional demorou a aparecer. Nos Estados Unidos, o volume de correspondência entregue manteve-se mais ou menos estável até 2007, quando passou a declinar rapidamente. A tendência é que isso aconteça também no Brasil e no resto do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário