quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A imprensa e a corrupção no Brasil, na visão do 'Guardian' - Veja.com

Jornal britânico ‘The Guardian’ descreve atuação da imprensa brasileira no combate à corrupção

O Brasil se junta aos indignados com a corrupção


Cinco ministros foram derrubados por escândalos desde janeiro, e milhares vão às ruas protestar contra a corrupção. Por Tom Phillips, de São Paulo 


De sua sala na redação instalada no 19º andar, Eurípedes Alcântara desfruta de uma vista espetacular do “novo Brasil”. Helicópteros atravessam o céu, carros novos abrem caminho pela cidade, arranha-céus e shoppings de luxo brotam no cenário urbano.



Mas Alcântara, um dos jornalistas mais poderosos do país, também não perde de vista o Brasil velho. Um país de negociatas, rinhas e corrupção endêmica que custam bilhões a cada ano e continuam a retardar a ascensão desse gigante sul-americano.



Como diretor de redação da influente e polarizadora revista VEJA, Alcântara acredita que é sua tarefa por um fim à baixaria. “É um choque de civilizações. Que tipo de país queremos ser?”, diz ele.



“A maioria das pessoas joga segundo as regras, trabalha de sol a sol e paga os impostos em dia. Mas há um grupo que vive se locupletando do estado, fazendo negócios com aqueles que têm as chaves do cofre. Combater a corrupção é nossa missão.”

Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário