segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasileiro trabalhará até o dia 29 de maio só para pagar tributos - NE10



O contribuinte brasileiro trabalhará até o dia 29 de maio, somente para pagar os tributos - impostos, taxas e contribuições - exigidos pelos governos federal, estadual e municipal, em 2011. Esse é o resultado do estudo “OS DIAS TRABALHADOS PARA PAGAR TRIBUTOS - 2011”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, IBPT.
A tributação incidente sobre os rendimentos, como salários e honorários, é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária – INSS e previdências oficiais - e pelas contribuições sindicais.
Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo, já inclusa no preço dos produtos e serviços, como PIS, ICMS e IPI, a tributação sobre o patrimônio, IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR, as muitas taxas como limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos, e outras contribuições, como a iluminação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário