Conta a Bíblia que três reis magos queriam visitar o menino Jesus quando ele nasceu, mas se sentiam perdidos porque não sabiam onde Maria havia dado à luz. Então, apareceu um brilho no céu e os reis seguiram a estrela cadente que indicou o local onde o messias estava. Até os dias de hoje, as luzes, brilhos e astros lembram o nascimento de Cristo. Esses elementos já estão presentes no Recife, transformando-a numa cidade-luz. E visitar a decoração natalina faz parte do roteiro de famílias inteiras.
No centro do Recife, os destaques são a decoração da Avenida Agamenon Magalhães, os efeites da Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, e as cores do prédio da prefeitura da cidade. As primeiras luzes do Natal recifense surgiram no último dia 29 entre as janelas da sede da gestão municipal. O painel - colorido pela primeira vez - conta com alta tecnologia de iluminação led e contém 1,9 mil metros quadrados de luzes. Seguindo para a Agamenon Magalhães, é possível se encantar com os cerca de 500 adereços, entre borboletas, pétalas e casulos nas cores branca, azul e violeta.
Já a Praça Miguel de Cervantes reúne famílias num tradicional passeio de fim de ano. “Costumo passear pelas praças da cidade nessa época do ano com todos os meus familiares, inclusive os que vêm de outros estados. Eles ficam encantados com as decorações de nossas praças”, contou a pedagoga Gorette Teotônio, 48 anos.
Na Zona Norte
Os adereços e programação natalina das praças de Casa Forte e do Entroncamento chamam a atenção dos que passam pela Zona Norte da cidade. A decoração de Casa Forte foi inaugurada na última quarta-feira e conta com uma árvore de Natal gigante enfeitando o espaço projetado por Burle Marx. A do Entroncamento inaugurou a decoração natalina ontem e tem cenografia especial e programação cultural. O local se transformou em uma vila natalina, com espaços para exposições, feira de artesanato e doações.
Na Zona Sul
A Zona Sul do Recife encerra o roteiro com as decorações do Parque Dona Lindu e dos jardins da Avenida Boa Viagem. A iluminação do Dona Lindu foi inaugurada na última quinta-feira e tem como tema o tradicional auto natalino Baile do Menino Deus. Personagens da cultura regional adornam a fachada da Galeria Janete Costa. Os três jardins do bairro foram iluminados no mesmo dia e ganharam cascatas em cordões de led. Bolas com revestimento de plástico e iluminadas também garantem o espetáculo de luzes à beira-mar. “Visitar os espaços públicos iluminados do Recife é um excelente programa familiar no Natal”, recomendou o representante comercial Cláudio Barreto, 32 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário