terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Blocos sem prévia nas ruas - Diário PE




A Zona Norte passou a concentrar diversas agremiações que ganham corpo a cada ano. As vias são tomadas pelo povo. Imagem: JULIANA LEITÃO/DP/D.A PRESS

E as polêmicas do carnaval da cidade do Recife continuam. Depois do Rei Momo perder o trono, o Ministério Público de Pernambuco recomendou a alguns dos mais badalados blocos carnavalescos da Zona Norte do Recife, a exemplo do Acorda para Tomar Gagau, de Bar em Bar, Chocalho do Neno e o tradicional Segura o Talo, em Apipucos, que não façam suas prévias em vias públicas. Na Zona Oeste, o Cabeça de Touro, que reúne milhares de foliões ao longo da Avenida Caxangá, também deixaria de desfilar, bem como o Camburão da Alegria, da Polícia Militar, que percorre a Avenida Boa Viagem, no domingo pós-festa.

 O MPPE sugere que as festas sejam realizadas em locais fechados para não tumultuar a mobilidade de quem não está na folia, além de reduzir o consumo ilícito de drogas e bebidas por menores. Os três principais envolvidos, segundo a promotora de Defesa de Meio Ambiente, Belize Câmara, são os blocos “De bar em bar”, “Acorda pra Tomar Gagau”, e “Chocalho do Neno”, todos no Parnamirim, Zona Norte, alvos de denúncias por parte dos moradores dos condomínios Solar do Parnamirim, Arapassos e Agnata, do mesmo bairro. Os moradores relataram que durante as prévias aumentava o número de depredação pública e privada, além do barulho, consumo de drogas na rua e falta de mobilidade.

“Ano passado no dia do “De bar em bar” a PM recebeu mais de 392 solicitações de apoio e só conseguiu responder a 92”, explica a promotora Belize Câmara. Esses três blocos já foram notificados e participaram de reuniões com promotores e se comprometeram a não realizar as prévias na rua. MPPE encaminhou à Secretaria de Defesa Social, além das polícias Militar e Civil, bem como a Secretaria de Meio Ambiente do Recife e a Dircon que façam as fiscalizações em cada área de competência.

“Nós não queremos acabar com o carnaval. Existem clubes na cidade onde essas prévias podem ser realizadas sem atrapalhar a rotina das pessoas. Ainda não estamos no período de carnaval”, explicou Belize. Ao todo, 15 blocos receberão recomendações e terão 10 dias para se pronunciar, caso contrário correm o risco de responder uma ação judicial. Os demais blocos do Recife que não fazem parte dessa lista não estarão livres da fiscalização. “Todos que saem nas ruas precisam de uma licença da prefeitura, independentemente da nossa recomendação”, afirmou a promotora.

Segundo o Ministério, a ação tem caráter preventivo, já que a cada ano o número de blocos aumenta e a organização acaba ficando sem controle da situação. Quando questionados sobre uso de drogas e bebidas por menores de idade a promotora afirma que a solução do problema não está dentro ou fora dos clubes. “Em lugares fechados podemos fazer um maior controle, mas, temos consciência que não será a solução. Quando esses blocos saem nas ruas os policiais são recolocados e muitas áreas da cidade ficam sem monitoria”, conclui Belize.

Saiba mais 

Agremiações listadas 

De Bar em Bar
Chocalho de Neno
Acorda pra Tomar Gagau
Segura o Talo
Segura o Oiti
Cabeça de Touro
Bloco Barriga de Fora
Camburão da Alegria
Não Acredito que te Beijei
Bloco Fura o Olho
Bloco Varanda Vip
"Os Queridinhos"
CDU Folia
Bloco Rádio NE FM
Segura a Pomba

Nenhum comentário:

Postar um comentário