quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cachoeira recebeu R$ 11,8 mi de empresa norte-coreana


Cachoeira recebeu R$ 11,8 mi de empresa norte-coreana

Informações estão em dados obtidos por CPI. Suspeita é de que contraventor tenha usado companhia para realizar operações fraudulentas

Gabriel CastroCarlinhos Cachoeira, durante depoimento na CPI dos Bingos no Senado Federal em BrasÌlia, DF em 2005
Carlinhos Cachoeira, durante depoimento na CPI dos Bingos no Senado Federal em BrasÌlia, DF em 2005 (Ueslei Marcellino/Photo Agência/Futura Press)
As declarações de imposto de renda do contraventor Carlinhos Cachoeira mostram que ele recebia recursos de uma empresa supostamente localizada na Coreia do Norte. Entre 2008 e 2010, ele obteve 11, 4 milhões de reais da Bet Capital, que tinha 49% de seu patrimônio controlado pelo contraventor. Os outros 51% pertenciam à Bet Company, que teria sede no país asiático. Os dados aparecem no material obtido pela CPI do Cachoeira, que quebrou o sigilo fiscal do contraventor.
Em 2008, Cachoeira recebeu 2,8 milhões de reais da Bet Capital. Em 2009, 4,3 milhões de reais. No ano seguinte, 4,3 milhões de reais. Nas declarações de imposto de renda, ele justifica os repasses e alega serem empréstimos.
Há também incongruências nos dados apresentados pelo contraventor à Receita Federal. Em 2008, por exemplo, Cachoeira declarou rendimentos anuais de apenas 20 400 reais. No mesmo ano, entretanto, ele gastou 589 197 reais apenas com faturas de cartões de crédito. As informações obtidas mostram ainda que, em 2010, o bicheiro emprestou 1, 9 milhões de reais à ex-mulher, Andréa Aprígio, e outros 2,1 milhões de reais ao irmão dela, Adriano Aprígio.
"A quebra do sigilo fiscal traz luzes às informações e aprofunda a necessidade da quebra de sigilo fiscal das empresas do Cachoeira", disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que divulgou os dados à imprensa. Na avaliação dele, a movimentação reforça as suspeitas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A CPI obteve os dados fiscais de Cachoeira nos últimos dez anos. A maior parte do material sequer foi acessada até agora pelos assessores da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário