segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FHC: Dilma tem de se responsabilizar por ministros - Veja.com

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

"Dilma levou o ano todo com o peso morto desse entulho. Ela tem de se livrar desse entulho", disse o ex-presidente sobre herança de Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou a presidente Dilma Rousseff à responsabilidade diante das denúncias contra ministros de seu governo. "Tem de haver um pouco mais de responsabilização", disse FHC, em entrevista à rádio Estadão ESPN nesta segunda-feira. Para o ex-presidente, os ministros precisam deixar o cargo diante do surgimento de denúncias. "Tem suspeita? Tem de cair fora."
FHC disse que em seu governo não existia tolerância com irregularidades e que seus auxiliares eram obrigados a deixar o cargo ao serem confrontados com denúncias. "Eu nunca tive leniência ou tolerância", afirmou. Na opinião do ex-presidente, hoje a responsabilidade é jogada sobre os partidos e a corrupção se tornou parte do jogo político. "Acho isso muito grave."
Durante entrevista de uma hora, Fernando Henrique disse que em seu primeiro ano de governo a presidente Dilma Rousseff carregou uma base aliada maior do que a necessária para governar e a herança do governo Luiz Inácio Lula da Silva se transformou em entulho. "Ela levou o ano todo com o peso morto desse entulho. Ela tem de se livrar desse entulho", disse.
Na avaliação do ex-presidente, se Dilma perder alguns partidos da base aliada, isso não comprometerá a governabilidade. "A Dilma tem uma base maior que o necessário. Se ela dispensar um ou dois partidos, não acontece nada (na coalizão)", comentou. Mesmo evitando dar conselhos a Dilma, FHC acredita que a reforma ministerial prevista para o início de 2012 será a oportunidade de a presidente mostrar coragem e dar sua cara ao ministério."Acho que ela tem uma bela chance de atuar firmemente", disse Fernando Henrique.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário