Mensalão: líderes de Lula no Congresso eram corruptos - Brasil - Notícia - VEJA.com
Se você gosta de estar sempre ligado no que acontece a sua volta, aqui você vai encontrar: notícias divulgadas na imprensa, curiosidades, música e várias informações úteis no seu dia-a-dia. Fique "Plugado"!
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
O passo-a-passo da cachaça pernambucana
Mais conhecida como disputado espaço de eventos na cidade do Recife, a sede da Cachaçaria Carvalheira(Rua Manoel Didier, 53, fone: (81) 3471-6111), próxima à estação do metrô da Rua Antônio Falcão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital, abre suas portas, também, para visitação turística. Na programação de quem vem conhecer a rota Recife-Olinda, as agências de viagem, os taxistas cadastrados e os visitantes avulsos já sabem: vale uma parada nas instalações do Parque de Envelhecimento da Carvalheira, onde repousam barris e mais barris de cachaça, à espera de ser envasada, após cinco ou 12 anos de descanso.
Leia mais aqui
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Lançamento do Edital da PPP do saneamento (COMPESA)
LANÇADO EDITAL DA PPP DO SANEAMENTO |
quinta, 24 de maio de 2012
A autorização para o início da licitação foi dada esta tarde (24) pelo governador Eduardo Campos, durante evento da Reunião do Conselho da AESBE (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), que também foi prestigiado pelo vice-governador, João Lyra Neto. Realizado pela primeira vez no Recife, o encontro prossegue até amanhã (25) no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem.
A PPP do Saneamento estima um aporte de R$ 4,5 bilhões para execução de obras de implantação de esgotamento sanitário, sendo cerca de 70% dos recursos de responsabilidade do privado e 30% do poder público. A previsão é iniciar as obras em janeiro de 2013, com prazo de execução de 12 anos, beneficiando 4 milhões de pessoas.
Durante o evento, o governador ressaltou que é insustentável a situação atual de cobertura de esgoto em Pernambuco e no Brasil. “Não podemos mais conviver com isso. O saneamento é uma questão humanitária, de saúde e de cidadania. Portanto, estratégica para o governo”, afirmou Eduardo Campos.
O governador justificou o projeto da PPP do Saneamento como a única alternativa encontrada para realizar as obras necessárias para atender os 15 municípios no prazo proposto. “Como não temos capacidade de endividamento para captar os R$ 4,5 bilhões necessários, como não temos fontes de empréstimo a fundo perdido ou doação, tivemos que recorrer à parceria privada para realizar as ações que o povo precisa”, disse. Eduardo Campos também ressaltou que todo o patrimônio, fruto desta PPP, será repassado à Compesa, ao final do contrato, de 35 anos. “A Compesa continuará uma empresa pública, forte, uma das maiores do setor de saneamento, cumprindo a sua missão social, atendendo à população com serviços essenciais”, observou.
O presidente da AESBE, Abelardo de Oliveira Filho, elogiou a decisão do governador de Pernambuco em priorizar em sua gestão o setor de saneamento, sempre esquecido, e considerou a PPP um grande avanço para resolver a questão da falta de recursos para obras de esgotamento sanitário no Estado. “A PPP é bem vinda e será um grande desafio para o governo pernambucano. A maioria dos políticos não enxerga o setor como prioridade, já que as obras são enterradas e não servem para inaugurar com nomes de parentes”, afirmou. Na opinião do dirigente da AESBE e também presidente da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), as concessionárias não vão conseguir com financiamentos e tarifas resolver essa questão caótica de esgotamento sanitário no Brasil.
Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a partir da publicação, amanhã, do edital da PPP, serão decorridos 45 dias para que as empresas interessadas estudem o edital. No fim desse prazo, entra a fase de apresentação e análise das propostas, que segue o ritual da Lei de Licitações. Na opinião de Tavares, o projeto de PPP proposto pelo governo de Pernambuco será um exemplo para o Brasil, já sendo considerado também o maior já realizado na América Latina.
Desde 2007, o governo de Pernambuco e uma comissão de técnicos da Compesa vêm estudando a modelagem da PPP. “Demoramos na análise por entendermos que este projeto precisava ser amplamente estudado, pois na dimensão que estamos fazendo não existe nenhum exemplo no país”, disse Tavares. Ainda segundo o dirigente da Compesa, a PPP elevará o índice de cobertura no Estado de 30 para 90%, além de permitir o equilíbrio econômico-financeiro da Compesa sem impactos em tarifas e atendendo aos interesses da população menos assistida.
O presidente também destaca que a falta de saneamento é uma questão de saúde pública. Cerca de 1.500 crianças de até 14 anos morrem por ano nas cidades de abrangência da PPP por doenças provocadas pela ausência da coleta e tratamento de esgoto, com doenças infecto-contagiosas.
Em virtude da complexidade do projeto, o governo estadual, para tornar o processo da PPP do saneamento mais transparente, orientou a Compesa a promover debates sobre o tema com vários setores da sociedade civil. A intenção foi apresentar a proposta, tirar dúvidas e, principalmente, coletar sugestões dos participantes. O tema foi discutido em reuniões com vários setores da sociedade, a exemplo do Sinduscom, Ademi, Trade Turístico, Tribunal de Contas, Assembléia Legislativa e uma audiência pública realizada na sede da Compesa.
RELAÇÃO DAS CIDADES BENEFICIADAS COM A PPP DO SANEAMENTO
1- Abreu e Lima
2- Araçoiaba 3- Cabo de Santo Agostinho 4- Camaragibe 5- Igarassu 6- Ilha de Itamaracá 7- Ipojuca 8- Itapissuma 9- Jaboatão dos Guararapes 10- Moreno 11- Olinda 12- Paulista 13- Recife 14- São Lourenço da Mata 15- Goiana (Mata Norte)
Confira aqui
|
HB20 "cross" será chamado HB20 X
27 motivos para comer amendoim, mas com moderação
1 - Afasta a fadiga e o mau humor;
2 - Fortalece e aumenta a resistência dos músculos;
3 - Evita o aparecimento de doenças cardiovasculares;
4 - Ajuda no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis;
5 - Fundamental na constituição do rim;
6 - Gera saciedade;
7 - Ajuda na formação do sistema nervoso do feto;
8 - Protege as membranas celulares;
9 - Ajuda na formação dos ossos;
10 - Fortalece a estrutura óssea;
11 - Previne a osteoporose;
12 - Ajuda na cicatrização;
13 - Afasta dermatites e seborreias;
14 - Previne o envelhecimento;
15 - Alivia o estresse;
16 - Reduz pressão arterial;
17 - Ajuda a perder peso;
18 - Converte os estoques de gordura corporal em energia;
19 - Auxilia a digestão;
20 - Combate o enfraquecimento de unhas e cabelos;
21 - Mantém o nível de açúcar no sangue estável;
22 - Reduz os níveis de triglicérides no sangue;
23 - Importante para a circulação;
24 - Protege os vasos sanguíneos;
25 - Combate o excesso de radicais livres;
26 - Possui ação anti- inflamatória;
27 - Previne tumores.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Noruega: o país que disse não ao euro
Com o maior IDH do mundo, os noruegueses negaram duas vezes a participação na União Europeia. Hoje, o país é pouco afetado pela crise que castiga Grécia, Espanha, Portugal, Itália, e que resvala até a poderosa Alemanha. Na foto a cidade de Stavanger. Foto: Tatiana Nascimento/DP/D.A Press
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
A hora da verdade de Marta
Desde que deixou a Prefeitura de São Paulo em dezembro de 2004, após perder a reeleição para o tucano José Serra, Marta Suplicy trabalha para recuperar o seu fôlego político. Alçada a ministra do Turismo no governo Lula, teve uma gestão discreta, não condizente com a sua trajetória. Como senadora eleita em 2010, fazia um mandato comum, apesar de ocupar a vice-presidência da Casa, até a última semana. Na quinta-feira 13, porém, Marta recebeu oficialmente uma nova chance para voltar a figurar entre as principais estrelas petistas. Passou a integrar o primeiro escalão da presidenta Dilma Rousseff, substituindo no Ministério da Cultura a desgastada Ana de Hollanda. O principal desafio de Marta Suplicy será saber usar o seu capital político para conseguir atrair recursos e solucionar problemas de um ministério que sempre sofreu pela escassez de verbas para investimento. Nesse cenário, a sorte dela e da pasta estão intrinsecamente ligadas. E, como se pôde depreender das primeiras ações de Marta, a petista sabe que chegou a hora da verdade para ela.
Na íntegra aqui
O telemarketing de bezerra
Em meio às eleições municipais, o ministro da Integração, Fernando Bezerra, deu de ombros à orientação do Palácio do Planalto e extrapolou os limites da legislação eleitoral para se engajar de maneira escancarada na campanha de seu filho Fernando Coelho (PSB) à Prefeitura de Petrolina. Nos últimos dias, de posse de um poderoso banco de dados com os números de telefone de toda a cidade pernambucana, com população de 293 mil habitantes, a campanha do deputado licenciado Fernando Coelho contratou uma empresa de telemarketing para disparar telefonemas. Nas gravações, a voz que aparece é a de Fernando Bezerra. Ele se apresenta como ministro da presidenta Dilma Rousseff e pede votos garantindo que, com a família no poder, Petrolina terá vez e voz no governo federal. “Eu sou Fernando Bezerra, ministro do governo Dilma e três vezes prefeito de Petrolina. Estou colocando o nome do meu filho Fernando Coelho Filho à disposição de vocês.” Até mesmo um dos cinco ramais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade tocou com a ligação do ministro pedindo votos. A prática contraria frontalmente a lei eleitoral. Nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro analisou denúncia de abuso do poder econômico na utilização do telemarketing e chegou à conclusão de que a compra de banco de dados para ligar para eleitores que não forneceram os dados espontaneamente é irregular.
Na íntegra aqui
Jornalista é agredido e retoma gravação com rosto ensanguentado no Ceará
Um repórter foi agredido no domingo (16) durante cobertura da campanha eleitoral em Quixadá (174 km de Fortaleza). Wal Alencar, do Sistema Monólitos de Comunicação, levou seis pontos no rosto e vai ficar afastado de suas funções por cerca de 30 dias, informou a polícia.
O acusado de ter cometido a agressão, Jacson Cabral, coordenador da campanha do candidato do PT na cidade, Ilário Marques, foi preso em flagrante por lesão corporal grave, mas liberado 24h depois, após obter habeas corpus.
A agressão ocorreu quando Alencar fazia reportagem sobre uma manifestação em frente a uma escola municipal na periferia da cidade. A denúncia era de que o prédio público estaria sendo utilizado pelo candidato do PT para uma reunião partidária, o que é proibido pela lei eleitoral.
Alencar narrava a manifestação no momento em que recebeu um soco e a agressão foi registrada durante a gravação.
Após sofrer o ataque, com o rosto sangrando, ele ainda comentou a agressão para a câmera e, em seguida, foi levado ao Instituto Médico Legal da cidade vizinha de Quixeramobim para exame de corpo de delito.
O assessor do candidato do PT negou a agressão e disse à polícia que esbarrou com o repórter por acidente. Também negou que a escola estivesse sendo utilizada para uma reunião política.
"Ele disse que o candidato estava ali para o aniversário de uma criança", disse o investigador Alex Pimentel.
A reportagem não conseguiu contato nesta segunda-feira (17) com o repórter nem com o assessor acusado do ataque.O presidente do PT na cidade, Airton Buriti, disse desconhecer o episódio porque havia passado o dia fora da cidade. (VALMAR HUPSEL FILHO)
Farmácia de Pernambuco está há quatro meses sem medicamento para doença crônica
Há quatro meses a Farmácia de Pernambuco, responsável pela distribuição de medicamentos para pacientes com doenças crônicas ou raras, não disponibiliza medicamento necessário para portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com dificuldade no tratamento, paciente denuncia o caso no Cidadão Repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com.
Mais, aqui
MPF responsabiliza Lula por prejuízo de R$ 10 milhões e autopromoção
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de ser responsável por um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos, buscar autopromoção, fazer publicidade pessoal e favorecer o Banco BMG, ao enviar a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma carta com informações sobre o programa de crédito consignado do governo federal. As acusações foram listadas pelo Ministério Público Federal em documento anexado ao processo que investiga atos de improbidade administrativa atribuídos a Lula.
Leia reportagem na íntegra aqui
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
domingo, 16 de setembro de 2012
Marcos Valério revela segredo: Lula era o chefe da operação mensalão
Vocês já viram a capa da revista VEJA. A reportagem traz informações estarrecedoras. O publicitário Marcos Valério sabe que vai para a cadeia — e não será por pouco tempo. E está, obviamente, infeliz e revoltado. Acha que será o principal punido de uma cadeia criminosa que tinha, segundo ele, na chefia, ninguém menos do que Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República — aquele mesmo que, ao encerrar o segundo mandato, assegurou que iria investigar quem havia inventado essa história de mensalão, “uma mentira”… Reportagem de capa de Rodrigo Rangel, na VEJA desta semana, revela, agora, um Marcos Valério amargo e, como se vê, propenso a falar o que sabe — o que tem feito com alguns amigos. Só que ele está com medo de morrer. Tem certeza de que será assassinado se falar tudo o que sabe. Acho, no entanto, que ele deveria fazê-lo. Os que podem estar interessados na sua morte temem justamente o que ele não contou — e a melhor maneira de preservar o segredo é eliminando-o. Que peça proteção formal ao Estado e preste um serviço aos brasileiros.
Mais aqui
Mais aqui
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
PRINCIPAL ARTIGOS CHARGE ENTREVISTA NOTÍCIAS ENQUETE GALERIAS Candidato a prefeito no Sertão pelo PSB é flagrado em vídeo comprando votos e apoio político
Por Vinicius Sobreira
A 156 quilômetros de Petrolina, o pequeno município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, vive um momento conturbado politicamente. Seus 17 mil habitantes aguardam ansiosos a decisão a ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma disputa na própria base aliada do governo de Pernambuco é o combustível da confusão.
A 156 quilômetros de Petrolina, o pequeno município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, vive um momento conturbado politicamente. Seus 17 mil habitantes aguardam ansiosos a decisão a ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma disputa na própria base aliada do governo de Pernambuco é o combustível da confusão.
Na íntegra aqui
Petista usa gráfica da Câmara para divulgar Instituto Lula
Petista usa gráfica da Câmara para divulgar Instituto Lula
Por Lauro Jardim
Marco Maia assinou no final de junho um ato no qual regulamentou o uso da gráfica da Câmara para a impressão de boletins informativos das lideranças partidárias na Casa. A medida foi adotada por Maia depois que a oposição descobriu que a liderança do PT estava usando a gráfica indevidamente para imprimir o boletim batizado de PT na Câmara.
Pelo ato de Maia, ficou assegurada aos líderes uma cota de impressão de 100 a 400 exemplares diários de informativos “destinados à divulgação das atividades parlamentares das lideranças”. A julgar pelo boletim do líder Jilmar Tatto, o termo “atividade parlamentar” merece ser reestudado entre os petistas. No dia 30 de agosto, por exemplo, o destaque da contracapa foi o “Instituto Lula”.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Estudo mostra conexão do abuso de álcool com AVC hemorrágico
Uma nova pesquisa realizada na França mostra que indivíduos que bebem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia podem correr o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVC) com uma antecedência de quase 15 anos em comparação com as pessoas que não fazem uso pesado de álcool.
Matéria na íntegra
Estudo identifica molécula que forma memória de longo prazo
A descoberta pode auxiliar na fabricação de remédios que melhoram a memória e aliviam alguns dos sintomas cognitivos que caracterizam doenças como esquizofrenia, depressão, parkinson e alzheimer.
Leia matéria completa aqui
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Como o governo deixou estragar 55 mil bolsas de sangue
Descaso, incompetência administrativa e suspeita de um novo esquema de corrupção fizeram com que o Ministério da Saúde não desse uso a 13,7 mil litros de plasma sanguíneo avaliados em US$ 1,6 milhão
A cada ano, o Ministério da Saúde gasta milhões em campanhas de incentivo à doação de sangue. Boa parte dessas doações é industrializada fora do País e retorna como hemoderivados, medicamentos essenciais no tratamento de hemofílicos. A matéria-prima desse processo é o plasma sanguíneo, um insumo tão cobiçado que um litro chega a custar US$ 120 no mercado internacional – tanto quanto um barril de petróleo. O Ministério da Saúde esconde em um depósito no Distrito Federal um carregamento de 55 mil bolsas de plasma humano, avaliado em US$ 1,6 milhão, mas cuja validade está vencida há pelo menos cinco anos. O segredo, que pode causar estragos às pretensões políticas dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa e José Gomes Temporão, além do atual ministro, Alexandre Padilha, está trancado a 50 graus negativos numa câmara frigorífica vigiada por seguranças armados.
Matéria na íntegra Aqui
Assinar:
Postagens (Atom)