quarta-feira, 30 de novembro de 2011

4 coisas que todo mundo deve saber para degustar uísque - Exame.com

Uísque
A arte da degustação de bebidas não passa apenas pelos vinhos cervejas. O uísque também tem ricas cores, aromas e sabores, que são um copo cheio para quem gosta da bebida e quer se aprofundar nela. A boa notícia é que não é necessário fazer cursos para aprender a saboreá-la, garante Helen Arthur, autora de vários livros sobre o tema.
Ela trabalhou por 25 anos nas maiores fabricantes da bebida no mundo e, recentemente, lançou no Brasil o livro “Whisky de A a Y” (Editora Gutenberg), uma espécie de guia com seus aspectos históricos e técnicos.
Compra
Ao contrário dos vinhos, que ficam melhores com o tempo, o uísque não possui essa propriedade. Por isso, Helen recomenda que, para começar a degustar, o consumidor deve comprar o máximo de garrafas que puder. “Mas abra apenas duas de cada vez – por isso as miniaturas ajudam muito”, diz. De acordo com a especialista, o ideal é beber a garrafa inteira no prazo de um ano.
Nacionalidades
Apesar de os uísques escoceses serem os mais famosos por sua qualidade, outras nacionalidades também podem trazer boas surpresas. Japão, Irlanda, Canadá e Estados Unidos também produzem produtos de qualidade, sejam eles “sigle malt” (feito a partir de cevada, sem misturas) ou blends (feito com a combinação de uísques de diferentes grãos).
Cor
Depois de escolhido e servido, a degustação começa com o olhar. A cor diz muito sobre o que está para ser ingerido. “Uma vez que você leu um pouco sobre uísque, você sabe que ele sempre amadurece em barris de carvalho, em qualquer lugar do mundo, e que precisa amadurecer por três anos para ser chamado de uísque e não ‘spirit’”, diz.
E esse processo de fabricação é denunciado pela cor do líquido. Segundo Helen, barris são geralmente feitos de carvalho americano, que dá uma coloração dourada e pálida. Mas, se ele tiver sido produzido em barris onde já foram armazenados xerez ou vinho, a cor fica mais escura.
Aroma e sabor
O próximo passo é cheirar suavemente, tomando cuidado para não direcionar demais o nariz , para não prejudicar a sensação. “Depois, escreva o que você sentiu. Se foi feno, mel, madeira de carvalho, baunilha ou o que quer que seja”, afirma Helen.
Ao tomar o primeiro gole, ela orienta a não engolir rapidamente, mas deixar o líquido rolando dentro da boca, para que a língua capte o máximo de nuances possível. E, com esse método, ainda é possível reconhecer a idade da bebida. “Quanto mais rápido você quiser engolir, mais jovem ele é, pois não amadureceu o suficiente no barril”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário