Todos os anos, a pedagoga Letícia Barbosa, 63 anos, enfeita a casa com artigos natalinos, organiza uma grande ceia para toda a família e faz questão de comprar presentes para os mais próximos. Porém, o que ela mais gosta de fazer nessa época do ano é praticar a solidariedade. E, para a pedagoga, não há limites para a caridade: doa brinquedos para crianças, leva cestas básicas para os moradores de rua do bairro onde mora, colabora com uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para catadores de lixo e entrega kits de higiene em comunidades carentes.
“Não tem época do ano para praticar o bem, mas, no período do Natal, ficamos mais sensíveis. Além disso, temos uma maior disponibilidade financeira por causa do 13º salário”, conta. Encontrar uma ONG confiável para fazer as doações de fim de ano, segundo Letícia, não é tarefa fácil. “Atualmente, não sabemos em quem confiar. Existem instituições sérias, como a que faço doações. Porém, outras usam as organizações como fachada para enganar as pessoas”, alerta. Assim como a pedagoga, muitos pernambucanos procuram uma instituição para nessa época do ano, mas não sabem exatamente quem ajudar por não conhecer bem o trabalho desenvolvido na entidade.
Para orientar e ajudar os pernambucanos nas doações de fim de ano, surgiu o projeto social Mercado do Bem, um site que possibilita a ajuda pela internet. A página na web (www.mercadodobem.org.br) entra no ar na primeira quinzena de dezembro e vai reunir as histórias de oito entidades sociais do estado. “A ideia é criar um canal de doação, via internet, por meio de um site desenvolvido com essa finalidade”, explica o coordenador do Mercado do Bem, Cosme Maranhão.
Os internautas podem escolher uma entre as oito instituições a partir das necessidades de cada entidade. “No portal, haverá um descritivo com a finalidade, público-alvo, ações desenvolvidas, localização e principais necessidades de cada uma. Escolhida a organização social, basta doar o valor desejado de forma rápida e segura”, detalha Maranhão.
O doador, que pode ser pessoa física ou jurídica, pode acompanhar as doações feitas pelo site. A transparência da página despertou o interesse de Letícia. “É uma ótima ferramenta para os que, como eu, buscam uma instituição confiável para fazer as doações”.
Prezados, bom dia:
ResponderExcluirTentei acessar o site acima, no entanto, não consegui. Gostaria de saber se há algum e-mail ou fone para contactar com a organização. Sou de uma instituiçaõ filantrópica e gostaria de obter informações para possível cadastro.
Agradeço,
Glória