Se você gosta de estar sempre ligado no que acontece a sua volta, aqui você vai encontrar: notícias divulgadas na imprensa, curiosidades, música e várias informações úteis no seu dia-a-dia. Fique "Plugado"!
Para quem esperava que o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, impussesse uma correção de rumos na pasta permeada por corrupção, o primeiro sinal não foi dos mais animadores. Em sua cerimônia de posse, nesta segunda-feira, o comunista não mencionou a necessidade de uma faxina no órgão e usou quase todo o discurso para elogiar o antecessor, Orlando Silva, e discorrer sobre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O humorista Maurício Meirelles passou a tarde desta segunda-feira na sede da produtora Cuatro Cabezas, em São Paulo, para acertar detalhes de sua participação no programa Custe o que Custar - CQC, da Band. Meirelles é o novo integrante do time de repórteres e foi escolhido através de testes que vinham sendo realizados desde agosto. Ele não soube dizer quando vai estrear, mas acredita que será ainda neste ano.
São Paulo - Células responsáveis por armazenar gordura na região do estômago e dos intestinos podem se tornar um reservatório de nutrientes que ajuda no crescimento docâncer de ovário, segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago. A pesquisa foi divulgada na revista científica Nature Medicine.
A equipe médica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (31) que o resultado da biópsia mostra que o tumor na laringe de Lula tem "nível de agressividade médio", ou seja, está numa fase intermediária.
Segundo os médicos, o tumor foi detectado cedo. "Dificilmente se identifica porque causa poucos sintomas", afirmou Luiz Paulo Kowalski.
Os médicos afirmaram ainda que os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.
Entidades cadastradas pelo governo estão cobrando “taxas” para incluir pessoas no Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia moradias populares para famílias de baixa renda. Reportagem do Fantástico, exibida neste domingo (30), mostra dirigentes de entidades negociando vantagens para burlar o processo de seleção do programa.
São Paulo – o YouTube anunciou parcerias com diversos produtores de entretenimento nos Estados Unidos. O motivo: transformar o serviço numa espécie de canal de TV a cabo na web.
São Paulo – Depois de fazer uma visita de meia hora, o médico Roberto Kalil Filho, disse hoje (30) que encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tranquilo e descansando com a família, em casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“Ele sabe o que aconteceu, sabe que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento", disse o médico. Amanhã (31), Lula inicia a quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado ontem (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje Kalil contou que o ex-presidente pediu que ele conversasse com repórteres que aguardam informações na porta do prédio onde mora. “Ele determinou que o boletim médico dele fosse transparente”, relatou Kalil à imprensa. O ex-presidente passará o domingo em casa.
São Paulo - A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está suspensa até o final de janeiro de 2012.
Neste período, Lula deve de concentrar no tratamento médico para curar o câncer que foi localizado em sua laringe ontem, segundo nota divulgada há pouco pela assessoria de imprensa do ex-presidente.
Sem informar o horário, a nota diz que amanhã Lula fará a primeira aplicação de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Os boletins médicos sobre o estado de saúde de Lula serão reproduzidos no site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org).
No comunicado, a assessoria agradece, ainda, "as manifestações de solidariedade, carinho e incentivo que o ex-presidente recebeu do Brasil e do exterior". E disponibiliza um e-mail para envio de mensagens para o ex-presidente saudelula@icidadania.org
Última prova do atletismo nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, a maratona teve um brasileiro como vencedor. Solonei Rocha da Silva se destacou ao correr em um ritmo bastante forte e abrir distância para os rivais desde o começo da prova, liderando de ponta a ponta os 42.195 metros e faturando a medalha de ouro. A vitória de Solonei - que trabalhava como coletor de lixo até o ano passado - dá ao Brasil o quarto ouro consecutivo na modalidade nos Jogos Pan-Americanos.
O médico Roberto Kalil, diretor de cardiologia do hospital Sírio-Libanês e médico pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu durante meia hora no apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Ao sair disse que ele está extremamente bem humorado e confiante.
"Em nenhum momento percebi que esteja temeroso a nada. É um ser humano, antes de ser a pessoa pública que é. Ele está tranquilo. É claro que fica assustado", afirmou o médico. Segundo Kalil, Lula passará todo dia de segunda-feira e dormirá no hospital Sírio-Libanês, onde fará a primeira sessão de quimioterapia. Lula deve chegar ao Sírio-Libanês às 9 horas desta segunda-feira.
O objetivo da medida, que será publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira, é avaliar a regularidade dos serviços prestados pelas ONGs, além dos contratos e termos de parcerias celebrados entre as entidades e a União. Ao fim da avaliação, segundo o texto publicado neste domingo pelo Blog do Planalto, caberá aos ministros decidir se seguem com o repasse de recursos às entidades averiguadas.
A responsabilidade pelo pré-teste, de acordo com o MEC, é dos fiscais contratados pelo consório Cespe/Cesgranrio, o mesmo que aplica o Enem em todo o Brasil. Procurado pelo Diario, o MEC ainda não avaliou quais sanções serão aplicadas aos fiscais que estavam em Fortaleza (CE). O órgão informou apenas que vai redobrar a segurança do pré-teste nas próximas edições. E que o monitoramento aos fiscais será intensificado. A instalação de câmeras de vídeo nas salas estão descartadas. Pelo menos neste primeiro momento.
Na última terça-feira, estudantes cearenses publicaram nas redes sociais Twitter e Facebook 10 questões (nove iguais e uma semelhante) de apostilas do Christus idênticas as do Enem, aplicado no último fim de semana. Os enunciados eram de matemática, ciências da natureza (química, física e biologia) e português. O problema é que o material foi entregue a alunos do 3º ano e dos cursinhos duas semanas antes do exame.
Os professores teriam dito aos alunos que não repassassem o material à concorrência. O vazamento deve ter acontecido durante a aplicação do pré-teste. Fontes extraoficiais dizem que funcionários da escola teriam fotografado e filmado a prova com celulares. A Polícia Federal (PF) no Ceará está investigando o caso. Como as notas do Enem levam em conta a teoria de resposta ao item (TRI), onde as questões mais fáceis têm pesos menores que as mais difíceis, é preciso fazer uma avaliação prévia de questões para classificá-las quanto ao grau de dificuldade. Essa “calibragem” é realizada em escolas sorteadas do país inteiro.
E o Colégio Christus foi um dos escolhidos em 2010, ano em que a prova de calibragem foi aplicada a 25 mil alunos. Um novo sorteio aconteceu para selecionar quais turmas responderiam às questões do banco de itens. Em outubro do ano passado, cerca de 80 alunos do Christus participaram dos testes. É praxe os fiscais chegarem sem aviso. Depois de respondidos e tabulados no sistema do MEC, os cadernos de prova devem ser incinerados para assegurar que não serão reaproveitados. Foi o que aconteceu com as provas do Colégio Christus.
O Brasil possui uma legislação que dificulta a redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Nem mesmo a Lei 11.705, a chamada Lei Seca, que entrou em vigor em meados de 2008 para frear o ímpeto de brasileiros que insistem em guiar sob o efeito do álcool, tem conseguido conter o avanço desse tipo de tragédia. É fácil identificar o porquê. Está disseminado no País o sentimento de que é possível combinar a bebida com a direção sem que haja punição.
As garras do Judiciário, na maioria dos casos, não têm alcançado esses motoristas porque a lei é falha. O exame do bafômetro, necessário para que se detecte a quantidade de álcool ingerida passível de penalidade, pode ser recusado pelo potencial infrator. Um dispositivo legal desobriga qualquer cidadão brasileiro a produzir provas contra si mesmo. Sem o teste, não há aferição de alcoolemia e, por consequência, não se pune com rigor – apenas, nesses casos, é lavrada uma multa, suspendida a carteira de habilitação e apreendido o carro. Não à toa, há pelo menos 170 projetos de lei propondo alterações na Lei Seca na Câmara dos Deputados. “Do jeito que está, não existe Lei Seca no País”, diz o advogado Maurício Januzzi, presidente da comissão de trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo.
Em vídeo, testemunha-chave conta bastidores da teia de corrupção montada no Ministério do Esporte pelo ex-ministro Agnelo Queiroz. Aparecem nomes e funções dos envolvidos na rede que desviou recursos públicos para ONGs de fachada e empresas fantasmas
Na semana passada, ISTOÉ obteve com exclusividade o inteiro teor de um explosivo depoimento gravado em vídeo por Geraldo Nascimento de Andrade, testemunha-chave das denúncias sobre o esquema de desvio de verbas com ONGS do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Como motorista, arrecadador e até como laranja para empresas fantasmas, Andrade serviu por mais de quatro anos a essa rede de corrupção. Ele é um homem simples, de 25 anos, que na maior parte do tempo esteve preocupado em garantir uma subsistência modesta. Numa gravação de quase duas horas, Andrade conta tudo o que testemunhou e executou para o grupo. Seu relato, nunca revelado na íntegra, impressiona pela riqueza de detalhes e foi repetido por ele à Polícia Civil e ao Ministério Público. As declarações de Andrade foram checadas pelas autoridades, cruzadas com documentos e ofícios internos do Ministério, aos quais ISTOÉ também teve acesso exclusivo. O material embasou duas denúncias já acolhidas pela Justiça Federal e que correm sob segredo de Justiça. Com esse conjunto é possível traçar pela primeira vez um organograma de quando foi instalado, como atuavam, como era feita a distribuição da propina e o papel de cada operador no complexo esquema de dreno de recursos públicos montado no Esporte (leia quadro na pag. ao lado). A gravação deixa evidente que a teia de falcatruas que irrigou o caixa do PCdoB foi iniciada e bem azeitada pelo ex-ministro do Esporte e antecessor de Orlando Silva, Agnelo Queiroz, hoje governador do Distrito Federal. O depoimento de Andrade ajuda a demonstrar, com minúcias, como Agnelo organizou esse propinoduto para sugar dinheiro no Ministério do Esporte – operação que se manteve sob administração do PCdoB com Orlando Silva.
Instituído em 1998 como ferramenta de medição da qualidade do ensino médio, o Enem foi transfigurado, em 2009, em vestibular. Desde então, coleciona turbulências, como furto de provas e erros de impressão. O problema que sacode a edição 2011, contudo, é mais grave. Dias antes de sua realização, em 22 e 23 de outubro, alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso a 14 questões que constavam da avaliação federal. Pior: suspeita-se que estudantes de outras instituições viram os testes. Isso configura um ataque ao princípio da isonomia do exame, segundo o qual todos os participantes devem estar submetidos às mesmas condições ao realizar a prova. O episódio também revela uma falha no processo de aplicação do Enem, ainda a ser detalhada pela investigação em curso na Polícia Federal.
A transformação do ministério num feudo do partido de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo impediu que o Brasil começasse, enfim, a se tornar uma verdadeira potência esportiva, como é sua vocação.
Há pouco mais de uma década, o deputado Aldo Rebelo presidia a CPI que investigava a CBF, a delegação brasileira voltava dos Jogos de Sydney em 52º lugar no quadro de medalhas e o esporte recebia uma fatia de 184 milhões de reais no Orçamento da União - as verbas liberadas somavam só 0,017% do total de despesas previstas pelo governo em 2000. Nesta semana, Aldo Rebelo tornou-se ministro do Esporte. Foi parabenizado por Ricardo Teixeira, de quem já não é mais desafeto. Enquanto isso, em Guadalajara, no México, os atletas brasileiros disputavam os Jogos Pan-Americanos em busca de marcas que sinalizassem uma participação mais respeitável na Olimpíada de Londres, no ano que vem. Boa parte da delegação é beneficiária de algum programa de apoio bancado pelo ministério, que deixou para trás os tempos de dinheiro curto e iniciativas modestas. O Orçamento de 2010 reservou ao esporte nada menos que 2,3 bilhões de reais, dos quais 778 milhões foram efetivamente gastos. É quatro vezes o montante pago dez anos antes. Na soma de todos os recursos federais para o esporte em 2010, chega-se a uma despesa total de 1,72 bilhão de reais.
À primeira vista, pode parecer uma evolução elogiável. A descrição das atividades dessa versão anabolizada do Ministério do Esporte inclui desde programas de incentivo ao atleta de alto rendimento - aquele que participa das grandes competições e traz medalhas ao Brasil - até projetos que pretendem formar novos campeões (ou, no mínimo, aproveitar os benefícios sociais das atividades esportivas para ajudar a educar as crianças). Um exame mais atento nos números do governo, porém, mostra que a enxurrada de recursos na área não significa que o Brasil finalmente adotou uma política de desenvolvimento esportivo consistente e bem planejada. Controlado pelo PC do B desde o início da gestão petista no Planalto, em 2003, o setor engordou suas contas e ampliou suas fontes de recursos. Mas a transformação da pasta num feudo do partido de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo impediu que o Brasil começasse, enfim, a se tornar uma verdadeira nação esportiva. Como é de costume num governo em que a filiação partidária vale mais que o conhecimento técnico e a capacidade administrativa, o esporte foi convertido num campo fértil de negociação política, com modalidades diversas de corrupção e troca de favores.
São Paulo – O câncer de laringe, diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coloca o Brasil em uma posição pouco invejável no panorama mundial – o de vice-líder em incidência, atrás apenas da Espanha, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estudos mostram que são registrados, por ano, cerca de 8.000 casos da doença no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esta é uma das doenças que mais afetam a região da cabeça e do pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que atacam essas partes.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns, estão dor de garganta, rouquidão, dificuldade para engolir, sensação de ter um caroço na garganta, e dificuldade para respirar – ou mesmo falta de ar.
Ainda segundo o Inca, há uma “nítida associação” entre o consumo excessivo de álcool e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nestas partes do corpo. Entre os dois fatores, porém, o tabagismo é o de maior risco, segundo o Inca.
Para os mais jovens, pode ser difícil imaginar que, há menos de 20 anos, enviar uma mensagem a alguém quase sempre significava escrevê-la num papel, colocá-la num envelope, colar um selo e depositar a carta numa caixa de correio. Depois, era só aguardar vários dias até que chegasse a resposta.
Ainda que inúmeras formas de comunicação tenham aparecido nas últimas décadas, aquela que teve maior impacto no correio tradicional foi o e-mail. O correio eletrônico ganhou seu formato atual 40 anos atrás. Em 1971, o programador americano Ray Tomlinson implementou um sistema para a troca de mensagens entre os usuários da Arpanet, a rede que daria origem à internet. Foi ele quem primeiro usou o sinal arroba para separar o nome da pessoa do endereço. O sistema de Tomlinson foi rapidamente adotado em toda a Arpanet e, numa etapa posterior, na internet.
O impacto do e-mail (na imagem ao lado, o Yahoo! Mail) no correio tradicional demorou a aparecer. Nos Estados Unidos, o volume de correspondência entregue manteve-se mais ou menos estável até 2007, quando passou a declinar rapidamente. A tendência é que isso aconteça também no Brasil e no resto do mundo.
A conversão de Orlando Silva em ex-ministro arrastou para o epicentro do escândalo do Esporte o governador de Brasília Agnelo Queiroz (PT). Deve-se a Agnelo, antecessor de Orlando na pasta do Esporte, o ingresso do policial militar João Dias no rentável universo dos convênios governamentais.
Grampos telefônicos obtidos pelos repórteres Andrei Meireles, Marcelo Rocha e Murilo Ramos revelam que o PM e o governador são mais íntimos do que admitem. Feitas com autorização judicial, as escutas recheiam uma ação penal que corre na 10a Vara Federal de Brasília. Nos próximos dias, os autos serão remetidos ao STJ.
“Os policiais não são trabaliadores, são o braço armado$ dos exploradores”. A foto do cartaz com erros de português – ao lado de rapazes com o tronco à mostra e os rostos cobertos por camisetas – poderia ter sido tirada em alguma rebelião da Febem. Não foi. Quem aparece nas imagens são estudantes da Universidade de São Paulo (USP), uma das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo.
Cerca de 30% dos portadores de diabetes tipo 1 (a mais precoce e grave) estão acima do peso ou são obesos mórbidos. A revelação é da maior pesquisa com diabéticos já feita no Brasil.
Realizado entre 2008 e 2011 com 3591 pacientes e com o apoio da Fiocruz e da Sociedade Brasileira de Diabetes, o estudo mostra ainda que as duas cidades com o maior número de diabéticos acima do peso são Ribeirão Preto (29%) e Curitiba (27%).
Na outra ponta, Belo Horizonte aparece como a cidade com o maior percentual de pessoas com peso normal. O sobrepeso e a obesidade favorecem o aparecimento de doenças vasculares, uma das principais causas de morte entre os diabéticos.
Há pouco mais de dois meses, o engenheiro industrial nascido no Alabama Tim Cook, de 51 anos, recebeu a coroa do rei. Ocupa o trono – o posto de CEO – de uma das mais admiradas e valiosas companhias do mundo, a Apple, cujo valor de mercado ultrapassa os 370 bilhões de dólares.
Apesar da admiração que o cargo pode provocar, os desafios que Cook terá pela frente não são pequenos, tampouco invejáveis. Em primeiro lugar, ele deve ser para sempre comparado a seu antecessor, Steve Jobs, cofundador da Apple e sua principal força criativa.
Jobs não era alguém com quem se possa ombrear. No berço da companhia, formatou o que viria a ser o primeiro computador pessoal da história e, na última década de vida, forjou produtos como iPod, iPhone e iPad, que revolucionam segmentos tão distintos como indústria fonográfica, comunicações e mercado editorial. Além disso, Jobs tinha aquilo que amigos, desafetos e fãs definiram com "o poder de distorcer a realidade a seu redor": ele exercia um magnetismo sobre os que o cercavam.
Para além de Jobs, Cook terá de manter a pujança no interior da Apple. Será preciso alimentar o rigor no desenvolvimento de produtos e a ânsia por inventar itens que o consumidor "nem sabe que quer". Terá também de alimentar o desejo pela "maçã", uma fabrica de produtos e sonhos almejados por muitos.
A tarefa de Tim Cook não é simples. Confira seus principais desafios.
O cantor Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, deve permanecer pelo menos mais um dia no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), onde está internado desde a manhã desta sexta-feira. Segundo o coordenador médico da UTI Geral do hospital, Hipólito Carraro Júnior, o cantor dormiu bem e deve deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda neste sábado.
"No momento, ele passa por um tratamento que consiste em jogar videogame com a mulher", disse. "É uma espécie de terapia ocupacional para deixá-lo psicologicamente bem e diminuir o estresse".
Luciano deu entrada no hospital com um quadro de arritmia cardíaca, provocado pelo uso de diuréticos, e uma queda no nível de potássio. Na quinta-feira, na capital paranaense, ele havia anunciado a saída da dupla formada há vinte anos com o irmão Zezé. Subiu ao palco atrasado para o show no Teatro Guaíra e disse para a plateia que em 2012 ela seria a segunda voz de Zezé.
São Paulo – O câncer encontrado na laringe do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silvarepercutiu na imprensa internacional neste sábado. Da rede árabe Al Jazeera a jornais da Europa, a doença de Lula ganhou destaque.
O site da rede britânica BBC lembrou que Lula foi o primeiro líder de esquerda eleito no Brasil, mas não deixou de censurar sutilmente um mau hábito do ex-presidente, ao lembrar que Lula foi um fumante inveterado por mais de 50 anos.
Já o serviço de notícias em inglês da Al Jazeeradestacou a popularidade do ex-sindicalista ao deixar o Palácio do Planalto, próxima aos 80% de aprovação, e a atribuiu ao “robusto crescimento econômico” do Brasil, no período em que Lula o governou. A rede árabe citou ainda a melhoria de vida de “milhões de brasileiros” sob seus dois mandatos.
O britânico The Telegraph lembrou a trajetória de Lula como metalúrgico e líder sindical. Além de citar a elevação de 29 milhões de brasileiros para cima da linha de pobreza, o jornal foi enfático ao afirmar que “a política externa de Lula transformou o Brasil em um poderoso ator global.”
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com tumor localizado de laringe após realizar exames neste sábado, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
O tratamento do câncer de laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve durar cerca de três meses. A previsão foi feita por Artur Katz, oncologista do Hospital Sírio-Libanês e médico do ex-presidente, em entrevista ao site de VEJA.
Segundo o cirurgião José Vartanian, também do Sírio-Libanês, o tumor é pequeno e localizado, o que significa que não deve se espalhar pelo organismo. Já está definido que o tratamento começa na semana que vem com sessões de quimioterapia. De acordo com Vartanian, Lula também deve passar por radioterapia.
O diagnóstico do tumor foi confirmado por testes realizados no Sírio-Libanês nesta sexta-feira e sábado. A bateria de exames terminou hoje por volta das 14 horas, com uma endoscopia. Lula deve descansar no próprio hospital até o fim da tarde de sábado e depois seguir para seu apartamento em São Bernardo do Campo.
Rouquidão - Segundo José Crispiniano, assessor do Instituto Lula, o ex-presidente se submeteu aos exames após se queixar de rouquidão. Conforme Katz, ele demonstrou otimismo ao tomar conhecimento da doença. Ele está acompanhado da mulher, Marisa Letícia.
Fator de risco - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Lula foi fumante por cinco décadas, mas Katz diz que não é possível afirmar que esta foi a causa do tumor. "O risco de câncer na laringe é maior entre fumantes, mas algumas vezes a doença tem outras causas, como o vírus HPV", disse. A laringe é um órgão situado na garganta, entre a traqueia e a faringe, que abriga as cordas vocais. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores na cabeça e pescoço.
A saúde de Lula já lhe rendeu sustos no passado. Em janeiro de 2010, o ex-presidente teve uma crise hipertensiva que o levou a ficar internado por um breve período e a cancelar uma viagem para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. À época, por conta do desconforto, Lula tentou mais uma vez abandonar o tabagismo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, realizou exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com um tumor de laringe. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas.
Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado na segunda-feira (31). "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do Sírio-Libanês.
O oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, afirmou que o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral."
Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de hoje. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", disse o médico.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
"As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
A assessoria do ex-presidente confirmou a informação sobre a doença.
Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto."
Por causa do afundamento do asfalto da Avenida Mascarenhas de Morais, próximo à entrada do Jordão, na Zona Sul do Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) organizou desvios no trânsito para tentar dar melhor fluidez ao tráfego.
Apesar de intervenção, nenhum agente da CTTU foi visto na Avenida Armindo Moura, via que mais congestionou na manhã desta sexta (28). Fiscais da empresa de ônibus Borborema e do Grande Recife Consórcio de Transportes fazem o papel dos agentes, auxiliando o tráfego na localidade.
O sertanejo Luciano está internado na UTI do hospital Santa Cruz em Curitiba. E segundo o jornal A gazeta do povo, o músico entrou na unidade de terapia intensiva após uma overdose de remédios. O hospital não comenta a informação. "Ele passou mal, não sei onde ele estava, talvez em um hotel", disse um representante da banda. "Aí deu entrada no Pronto Socorro e foi direto para a UTI", finalizou. Tudo começou com o anúncio do fim da dupla após briga com o irmão Zezé di Camargo antes do show no Teatro Guaíra na capital paranaense.
Cada vez mais populares, smartphones e tablets estão na mira de cibercriminosos.
E, segundo estudos e especialistas de segurança ouvidos pelaFolha, os usuários não estão cientes dos riscos que correm e não têm com os dispositivos móveis os cuidados que dispensam aos computadores tradicionais.
O Android, do Google, é hoje o alvo preferencial dos malfeitores, por ser o sistema para smartphones mais popular do mundo e por sua natureza aberta --é possível instalar nele aplicativos de qualquer origem.
Novos detalhes sobre o possível projeto de um televisor da Apple foram apresentados pelo jornalistaNick Bilton, do "New York Times", que diz que a empresa adicionará os comandos de voz do aplicativo Siri ao aparelho.
Para Bilton, quando Jobs diz em sua biografia "I've finally cracked it" (frase traduzida para "finalmente bolei" na versão brasileira do livro) ao ser questionado sobre televisores, ele se referia ao sucesso da Apple em adaptar o sistema de voz a uma grande tela. Assim, a TV não teria apenas um controle remoto convencional e seria controlada por meio de pedidos, usando a mesma habilidade adicionada ao iPhone 4S.
O livro escrito por Walter Isaacson ainda afirma que Jobs buscava a interface mais simples possível para um televisor --algo que tivesse conexão e sincronia instantânea com os outros aparelhos da empresa, como tablets e smartphones. Segundo Bilton, a Apple já trabalha no projeto de um televisor há mais de um ano, e o aparelho pode chegar ao mercado entre 2012 e 2013.
O Facebook anunciou hoje (27) novas medidas de segurança para aumentar a proteção dos usuários na rede social. Agora, será possível pedir a ajuda de amigos caso você perca sua senha.
Segundo a atualização mensal de segurança da rede social, os usuários poderão escolher entre três a cinco amigos de confiança para ajudá-lo em caso de invasão ou problemas com senha. Eles não receberão a senha do dono do perfil, mas sim um código de ativação para repassá-lo. Para o site, "é como emprestar a chave de casa para seus amigos quando você viaja".
Em outra mudança, aplicativos de terceiros agora poderão ter senhas. Segundo o Facebook, como há uma série de apps com acesso aos dados do usuário, alguns deles podem requerer maior proteção.
As novidades começam a chegar aos usuários em forma de teste nas próximas semanas, segundo o site.
A assessoria da dupla Zezé di Camargo e Luciano confirmou que Luciano, 38, foi internado na UTI do hospital Santa Cruz, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira.
Segundo a assessoria, ele está na UTI não por questões médicas, mas por ser um espaço mais reservado no hospital.
Não foi revelado o motivo da internação e, ainda de acordo com a assessoria, não será divulgado boletim médico.
Na noite de ontem, o cantor Luciano anunciou, durante apresentação na capital paranaense, que deixaria a dupla no início do ano que vem.
Zezé deu início ao show sozinho, pedindo desculpas ao público pela ausência do irmão e informando que ele tivera um problema nos bastidores.
No decorrer da apresentação, Luciano veio ao palco dizendo que em 2012 encerraria sua parceria com Zezé.
"Eu vou abandonar os palcos porque está impossível", disse. "Há muito tempo eu venho brigando com isso e eu não consigo mais lidar com isso. É uma culpa totalmente minha e da minha saúde. Vou dar o máximo de mim aqui hoje. Até o final do ano eu vou cumprir todos os meus compromissos, mas no ano que vem meu irmão vai continuar sozinho."
Horas depois, o perfil oficial da dupla Zezé Di Camargo e Luciano no Twitter desmentiu o fim. A mensagem no microblog diz que tratou-se de um desentendimento de irmãos. "A dupla continua!".
O anúncio foi registrado em vídeo por um fã da dupla que assistia à apresentação. Veja abaixo:
A cidade de Recife se destaca por aglomerar uma série de condomínios de alto padrão da região Nordeste. A demanda por esses imóveis é impulsionada, principalmente, por estrangeiros e executivos de grandes empresas que se mudaram recentemente para a cidade. "Todos os lançamentos são vendidos rapidamente. Recife está muito aquecida", garante Elísio Cruz Júnior, presidente do Secovi-PE (Sindicato da Habitação do Estado de Pernambuco).
Segundo Júnior, além do Porto de Suape, centenas de indústrias se instalaram em Recife nos últimos três anos e isso contribuiu para o aquecimento da região. Os imóveis mais procurados são os de quatro dormitórios, com mais de 200 m² de área útil, localizados na Avenida Boa Viagem, onde o metro quadrado está estimado em cerca de R$ 10 mil.
A notícia de que o Colégio Nossa Senhora do Carmo fechará as portas no próximo ano provocou tristeza em muitos pais e alunos da instituição. A escola, localizada no bairro da Boa Vista, no Recife, existe há 92 anos e possui turmas do fundamental ao ensino médio.
A redução do número de alunos motivou o encerramento das atividades. Segundo a Diretoria da escola, o trânsito intenso no bairro, que hoje é considerado comercial, e a violência nas ruas adjacentes são algumas das justificativas apresentadas pelas famílias para solicitar a transferência dos seus filhos.
As operadoras de telefonia terão de cumprir regras mais rígidas para garantir melhor qualidade nos serviços de banda larga fixa e móvel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (27) índices obrigatórios de velocidade mínima e velocidade média de internet rápida para reduzir o tormento de milhões de consumidores que recebem apenas 10% da velocidade contratada.
Em depoimento de mais de oito horas à Polícia Federal na semana passada, o policial militar João Dias Ferreira envolveu Apolinário Rebelo, vice-presidente do PC do B-DF e irmão do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), no suposto esquema de desvios no Ministério do Esporte, informa reportagem deFernando MelloeMaria Clara Cabral, publicada naFolhadesta sexta-feira.
Ferreira, que acusou o ex-ministro Orlando Silva de comandar um esquema de corrupção na pasta, disse que foi Apolinário quem indicou Fredo Ebling como "responsável pela arrecadação" do dinheiro fruto do suposto esquema.
Há pouco mais de duas semanas, um estudo colocou em xeque o principal forma de fazer a detecção do câncer de próstata: a medição dos níveis de PSA no organismo. PSA é a sigla em inglês para antígeno prostático específico, um importante marcador para determinar quais homens precisam de biópsia e quais deles têm menor risco de desenvolver a doença. Segundo esse estudo, o exame de PSA elevaria a quantidade de falsos positivos de câncer de próstata, levando pacientes a fazer a biopsia, que pode, entre outros problemas, causar incontinência urinária e até impotência sexual. A pesquisa, no entanto, não aponta uma alternativa ao exame de PSA.